Ferrovia Norte-Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR | ABR)
A construção de uma linha férrea que ligue as capitais da Região Nordeste está em discussão, conforme revelado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Durante entrevista concedida ao portal Diário do Nordeste, o gestor cearese falou sobre o projeto chamado de “transnordestina turística”.
O trem partiria de Teresina, capital do Piauí, seguiria pelo Delta do Parnaíba nos estados do Maranhão e Piauí e prosseguiria pelo litoral nordestino até Salvador. “Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro”, afirma Elmano.
O governador explica que é necessário averiguar a demanda econômica para a execução do projeto por meio de estudos que comprovem a existência de uma viabilidade para o transporte de passageiros na região.
Elmano também explicou que em conversas com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com a primeira-dama Janja Lula, eles chegaram a discutirem o uso da ferrovia Transnordestina para o transporte de passageiros.
“Está em discussão depois de uma conversa que tivemos lá em Iguatu. A Janja [primeira-dama] estava com o presidente Lula, contou isso a Lula e ele também interessado falou com o Tufi [presidente da Transnordestina]”, afirmou.
Conforme o governador cearense uma alternativa para o projeto seria a instalação de vagões de passageiros antes dos comboios de cargas. “Eu acho que é possível. Tem que ver a compatibilização. O fato de ser um trem de carga tem uma grande vantagem. Se eu não me engano, são três quilômetros de vagão. Então ter um vagão ou dois de passageiros para isso, o valor disso no custo total é absolutamente diluído”, opina.
0 Comentários